Novas Tecnologicas

Resumo
  • A informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos
  • A TI ocupa hoje uma posição de destaque e estratégia dentro da empresa
  • Disponibilizando de ferramentas para obtenção e acesso às informações, de tal forma que possamos tomar as melhores decisões.
  • Permitindo aos gestores e operadores, obtenção dos melhores resultados nos seus processos logísticos.

Introdução
  • A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho e eficácia dos processos logísticos,
  • A Tecnologia da Informação consiste em várias tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informações com suporte de hardware e software, utilizados por toda uma cadeia logística para agrupar e analisar informações.
  • Os sistemas de TI são fundamentais, pois permitem que as empresas reúnam e analisem as informações. Elas podem ser segmentadas de acordo com as atividades logísticas envolvidas, nos quais se concentram e com fase de decisões dos processos aos quais são envolvidos.


O conceito Tecnologia da Informação engloba as várias tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informações. “Assim envolve além de computadores, equipamentos de reconhecimento de dados, tecnologias de comunicação, automação de fabricas e outras modalidades de hardware e de serviços” (Porter, 1999).


Sistemas de Informação
  • A TI pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações.
  • A TI pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas, ou tornar-se instrumento de dominação.

Influência da gerência no desempenho da organização
  • Prover uma vantagem competitiva, permitindo respostas rápidas às mudanças de mercado;
  • Prover informação necessária, acurada e no tempo certo para permitir melhor tomada de decisão;
  • Reduzir o custo de fazer negócio, substituindo capital por trabalho frequente e automatizando as transações da empresa;
  • Permitir à empresa competir em mercados que requer tecnologia específica;
  • O fato é que o comércio globalizado e as tecnologias da informação tornaram os negócios mais ágeis,
  • A evolução tecnológica e as diferentes atividades associadas ao bombardeamento de marketing fazem com que o consumidor troque seus produtos com mais frequência ocasionando aumento na demanda por serviços logísticos.

Funcionalidades de um sistema de informações logísticas

Consequências:
  • Redução dos custos logísticos;
  • Aperfeiçoamento dos serviços;
  • Melhoria na oferta de informações ao cliente.
  • Funcionalidades de um sistema de informações logísticas;

Três principais razões:


  • Os clientes percebem as informações sobre status do pedido, disponibilidade do produto, programação de entrega, etc.;
  • Redução do stocks – mais fácil planejar;
  • Aumento na flexibilidade (otimização dos recursos).
  • Dimensionamento de operações de carga e descarga;
  • Dimensionamento do stock;
  • Estudo de movimentação de material;
  • Sistema de Transporte;
  • Fluxo de Produção;
  • Serviços de Atendimento em Geral

Vantagens
  • Maior rapidez nas operações;
  • Redução de custos;
  • Aumento da continuidade (integração funcional, automação intensificada e resposta rápida);

Desvantagens
  • Os investimentos em TI (Tecnologia da Informação) não são relacionados com a estratégia de negócios;
  • O retorno financeiro dos investimentos em TI é inadequado;
  • A tecnologia é empregada cegamente, sem objetivos definidos;
  • As relações entre os usuários e especialistas de soluções de TI não é boa;
  • Os projetistas de sistema não consideram as preferências e os hábitos de trabalho dos usuários.

Sistemas/Softwares para logística
Nomes
Descrição
Utilização
WAREHOUSE MANAGEMENT
SYSTEM - (WMS)
Sistema utilizado em todos os processos de armazém: Recebimento, armazenamento, separação e expedição de mercadorias; definindo suas localizações dentro dos depósitos e possibilitando a automação de suas operações através de tecnologias de código de barras, rádio frequência, separação automática de pedidos, etc.
Operacional
MANUFACTURING RESOURCE
PLANNING - (MRP)
Não é exclusivamente uma aplicação de software, mas um casamento de competências pessoais, dedicação à exatidão da base de dados e recursos computacionais. Ele é um conceito de gerenciamento total de uma companhia para utilizar os recursos humanos mais produtivamente.

Tático
BUSINESS TO BUSINESS
(B2B)
Realiza a troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet para criar e transformar as assim as relações de negócios.
Estratégia Tática
ENTERPRISE RESOURCES PLANNING
(ERP)
Para projetar demandas e gerar programação de compras e produção para fábricas, atacado e retalhista, planos de abastecimento e redes de distribuição (DRP), avaliar capacidades de centros de trabalho, controlar estoques, receber e processar pedidos e fazer os demais controles administrativos, contabilizáveis, financeiros e tributários de uma empresa.
Estratégia Tática Operacional


Importância da TI na Logística
  • A Logística vem apresentando uma evolução crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas. Até pouco tempo a logística era compreendida somente como transporte e armazenagem. Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma potente ferramenta para garantia de sucesso de seus processos e bons resultados operacionais e financeiros.

A importância da TI no fluxo de informações nos processos logísticos
  • A cada dia que passa o fluxo de informações se torna fator de grande preocupação e importância nos processos que envolvem as operações logísticas.
  •  Os conjuntos básicos de informações logísticas incluem pedidos de clientes e de ressurgimento, necessidades de estoque, programação de atividades dos depósitos, documentação de transporte e faturas.
Processos de negócios



  •  Hoje obtém-se maior sucesso em seus negócios as empresas que possuem credibilidade.
  •  O fator agilidade é de grande importância, principalmente quando o assunto é logístico.
Evolução dos processos logísticos     


                
Implementação da TI – fatores importantes
  • Redução dos Custos Operacionais;
  • Localização Precisão;
  • Áreas de stock;
  • Informações em Tempo Real;
  • Acuracidade de stock;
  • Investimentos em TI
O custo decrescente da TI, associado à sua maior facilidade de uso, permite aos gestores de logística utilizar essa tecnologia, com o objetivo de transferir e gerenciar informações eletronicamente, com maior eficiência, qualidade e rapidez.

É importante ressaltar que as informações devem ser úteis, por este motivo devem possuir as seguintes características:
  • As informações devem ser precisas
  • Informações acessíveis em tempo real
  • Informações úteis
Benefícios de um sistema bem estruturado
  • Redução do valor de stock;
  • Redução na falta de material;
  • Melhoria no nível de serviço;
  • Melhoria no atendimento aos clientes;
Implantação

A aplicação da TI na logística nas empresas geralmente são integradas aos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), são sistemas que integram não somente o setor de logística, stock, distribuição, rastreamento, mas também integram e subsidiam os demais setores da empresa como contabilidade, finanças, compras, etc.

Os ERP's permitiram uma maior confiança dos dados e controle, pois tudo pode ser monitorado em tempo real, reduzindo tempo perdido evitando retrabalho e reduzindo custos operacionais.

Como por exemplo em todos os tipos de inventários 

Saber o valor dos bens é uma tarefa comum nas empresas, bem como em outras situações onde se queira saber com rigor o que se tem e qual o seu valor.  Nas empresas importa efetuar uma relação entre os elementos patrimoniais com o seu valor, tal designa-se por Inventário. Assim fazer um inventário consiste em analisar os elementos de um património, descreve-los e analisa-los.

Para realizar um inventário devemos primeiro proceder a identificação dos elementos patrimoniais existentes, posteriormente devemos descrever cada elemento apresentado e classifica-lo pelas classes existentes, por fim deve-se atribuir um valor a cada elemento patrimonial, ou seja, efetuar a valorização.

Os inventários podem ser:

Gerais
Neste caso incide sobre todos os elementos que constituem um dado património, assim aparecem todos os elementos patrimoniais (faz-se uma descrição completa da empresa).

Parciais
Já neste caso apenas abrange alguns dos elementos patrimoniais, ou seja, figuram apenas uma parte dos elementos patrimoniais da empresa.

Simples
Os elementos aparecem dispostos sem atender a qualquer ordem, neste caso os elementos aparecem simplesmente numa lista.

Classificados
Os elementos obedecem a diversas ordens, como por exemplo: segundo a sua natureza, característica ou função.
Consegue-se tirar uma melhor informação contabilística dos inventários gerais e classificados.

Por fim, os inventários ainda podem ser classificados:

Ordinários
São efetuados periodicamente, ou seja, são regulares e previsíveis;

Extraordinários
Apenas são elaborados em consequência de condições excecionais, ou seja, são imprevisíveis (Exemplo: por saída de um sócio, por venda do capital a terceiros, entre outros).

Inventário Permanente
Este método integra os movimentos normais de venda (vendas, IVA, clientes c/c), e da compra (compras, IVA, fornecedores c/c), com o registo automático dos movimentos de inventário na contabilidade (compras /mercadorias /custo das mercadorias vendidas), permitindo o acesso imediato ao lucro bruto da sua empresa.



Custos Fixos, Variáveis e Totais
A importância dos do custeio e consequente classificação dos custos da atividade são fatores preponderantes na tomada de decisões estratégias de uma empresa. 
A competitividade de uma empresa pode ser conseguida através da otimização de recursos, nomeadamente através da gestão eficiente dos recursos utilizados. Assim para melhor compreender a temática apresentamos a tipologia de custos mais comuns numa atividade comercial ou industrial.


Assim estaco a aplicação em especifico de alguns itens e serviços que se tornaram quase que indispensáveis na logística como o CB – Código de Barras, etiqueta RFID's, roteirização e rastreamento.

Código de Barras
  • Segundo Freitas; Rech (2003), Graeml (2000), A implantação do CB gerou impactos variados, com informações mais transparentes e precisas.
Hardwares, como equipamentos de leitura e computadores, aliados com Softwares, passaram a fazer parte do dia a dia das empresas no controle do stock e rastreamento de itens.

Exemplos de etiqueta inteligente, com identificação por rádio frequência (RFID's)



O custo da etiqueta inteligente pode não ser viável em alguns casos devido ao custo, porem em outros, a segurança e rastreabilidade são pontos fortes.

Elaboração da rota do Transporte
  • A roteirização permite o rastreamento e definição do roteiro das cargas, sendo possível identificar e programar locais onde os veículos poderão parar, contornar horários de pico, congestionamentos, distancia ponto a ponto, retorno de cargas, etc.
  • As informações geradas pela roteirização do transporte, podem servir para identificar custos, tempos de parada, número de viagens, rendimento da frota e zonas de atuação.
Empresas e Softwares para implementação

Entre as gigantes do mercado de softwares estão a “SAP”.
  • Os softwares SAP, permite integração total da empresa, visão completa da rede, rastreamento, logística das peças, custos, incluindo implementação com o RFID, que permite não apenas gestão do estoque, mais também comprovação de entrega e notificação de alerta de movimento.
Custos da aplicação da TI na logística

Os principais custos da implementação da TI na logística estão nos softwares as empresas deverão realizar uma análise minuciosa, a fim de obter o melhor custo benefício (custos de aquisição, as mensalidades do serviço de suporte).

Os custos de Hardwares, como leitoras, computadores, impressoras, servidores, entre outros, correspondem a uma fatia importante dos custos da implementação.

A atenção aos hardwares se deve a depreciação destes. Pois, se tratando de equipamentos de informáticas se tornam obsoletos muito rapidamente e a troca de material pode encarecer o projeto.


Aplicação das etiquetas na logística

As etiquetas e leitoras de RFID's quando implementadas podem corresponder a um custo razoável no dia a dia das empresas.

Projetado e personalizado, a nova ‘Solução ERP’ compreende-se em módulos corporações industriais (grandes empresas), de finanças e controle, para gestão de materiais e produção planejamento. Criou-se núcleos de processos de negócios em áreas como: finanças e logística, para o uso em todos as divisões de negócios.
Melhorando a qualidade dos dados e alcançando maior visibilidade das suas operações com uma "versão única da verdade" e elaboração de relatórios de alta qualidade.



TENDÊNCIAS PARA A LOGÍSTICA

Os avanços que a logística tem alcançado ao longo dos anos fizeram com que ela saísse do âmbito totalmente operacional e passasse a ter um papel mais atuante na estratégia empresarial. Sua presença ativa pode ser vista na integração de processos, otimização de métodos de trabalho, as melhorias contínuas e outras ações que influenciam positivamente os resultados.
Mas essa evolução não parou por aí, e novas estratégias continuam a aparecer a cada dia que passa. 






Utilização de Big Data

Big Data é o recurso tecnológico utilizado para suportar o armazenamento de uma enorme quantidade de dados, sendo capaz de processá-los em uma velocidade elevada. Com a quantidade de informações geradas em uma rotina, nada mais natural do que investir em um sistema que dê o suporte necessário. Com um sistema BI, é possível obter dados que são relevantes para as análises dos processos e resultados, bem como garantir uma tomada de decisão mais acertada. Isso permite alocar melhor os recursos empresariais e tornar os gastos mais eficientes.




Entrega por drones

A realização de entregas por meio de drones tem tudo para se tornar realidade nos próximos anos, a utilização desta tecnologia poderá obter-se uma redução de uma milha diariamente (1,61 km) por condutor ao longo de um ano, o que pode representar uma economia de 44.527.562,56 euros (50 milhões de dólares). “A UPS tem cerca de 102 000 condutores de entrega diariamente na estrada. As rotas de entrega rurais são as mais caras devido ao tempo e às despesas do veículo necessários para concluir cada entrega.” Esse recurso está completamente alinhado à estratégia de entrega no mesmo dia, já que, com ele, será possível fugir do trânsito dos grandes centros.



Entrega antecipada

Imagine-se a possibilidade de ter os produtos enviados antes mesmo que o pedido seja inserido pelo cliente? A utilização de um sistema de Big Data permite que todos os dados a respeito dos clientes sejam levantados. Aqui, o BI utiliza o histórico de transações anteriores como base para criar um perfil de necessidades dos consumidores, entregando o que cada um precisa no momento certo.




Melhorias no sistema de rastreamento

Melhorar o rastreamento dos pedidos também é uma das tendências em logística para 2017. A possibilidade de acompanhar o transporte em tempo real permite identificar congestionamentos e alterar as rotas, alterar a ordem de uma entrega e ainda apontar as principais falhas nos processos para que elas possam ser corrigidas. Outra vantagem dessa melhoria é a possibilidade de levantar as informações a respeito das entregas e atuar de forma proativa no atendimento ao cliente, reportando o status dos pedidos e enviando os dados antes mesmo que ele entre em contato com a central.



Avanço da Internet of Things

Internet of Things — ou “tecnologia das coisas”, em português — trata da integração entre diversas plataformas e gadgets, tornando-os conectados a uma rede. No dia a dia das pessoas, por exemplo, é possível conectar televisores a smartphones e enviar comandos. Já na logística, será possível tornar o armazenamento e o transporte mais eficientes. O mesmo vale para o rastreamento do transporte, tornando-o mais preditivo e preciso. Essas são apenas algumas das tendências em logística que se pode esperar em 2017 e para os próximos anos. No entanto, ainda é possível contar com diversas melhorias e inovações que são voltadas para o setor.



Conclusão

A Tecnologia da Informação é, sem dúvidas, uma poderosa ferramenta de auxílio para qualquer área de atuação. Mas, considerando neste trabalho a logística, concluímos que ela é fundamental. Pois, fornece total apoio para que seus processos funcionem e sejam otimizados.
Concluímos, porém, que um bom administrador deve ter o “feeling” para saber qual a essência de seu negócio e suas necessidades, para então optar pelos melhores métodos e sistemas que beneficiem e otimizem seus processos, sendo logísticos ou qualquer outro dentro da organização.